COMO SE FAZ UMA REAÇÃO

Anexo um trecho da coluna do César Maia, com a sugestão para assistir o vídeo indicado abaixo. É uma boa lição de ontem que serve para hoje, especialmente nesses momentos grotescos de uma ditadura silenciosa, patrocinada pelo nosso governo atual.


TRECHO DE UM FILME (1931/32) IMPERDÍVEL COM TEXTO DE BERTOLT BRETCH!

1. "Kuhle Wampe" é um filme realizado em 1931 e lançado em 1932. Trata do enorme desemprego na Alemanha, da tragédia entre trabalhadores desempregados e de sua reação. O título trata de um acampamento próximo a Berlim, onde muitos moravam.

2. O texto é de Bertolt Bretch (que em 1933 se exila na Áustria com a ascensão de Hitler), criador, na época, do Teatro Épico.

3. O extraordinário são os últimos oito minutos, quando os trabalhadores tomam um trem. Um deles lê as notícias do jornal em voz alta: "Onze milhões de quilos de café foram queimados no Brasil". E então se estabelece uma discussão: para que? Para manter os preços? Que absurdo! Etc.

4.
Oito minutos finais imperdíveis, pelas imagens de um filme feito em 1931, interpretações e pelo texto político de Bertolt Bretch.

Nenhum comentário:

O CONTEXTO DO TEMPO E NÓS

O tempo, ah, o tempo! Nada somos no contexto do tempo e nada deixaremos a não ser lembranças, também estas, morredouras. ___________________...