BARROSO, o boi

Ao acompanhar um grande debate nacional recente, busquei na memória algo que, inevitavelmente, estimulava-me a correlacionar personagens atuais com elementos que lembrava da infância. Então, lembrei-me da música folclórica surgida há várias décadas e da qual não se sabe o autor, mas muito comum no interior desse Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, e contemporaneamente amplificada, primeiro por Elis Regina e, depois, por Kleiton e Kledir. A letra está abaixo e, dando saliência a apenas uma frase, lembro de " ... meu boi barroso, meu boi pitanga, o teu lugar, ai, é lá na ganga ...". Pronto, dei o recado do meu pensamento: o BARROSO ESTÁ NA CANGA. A História diz que dela não sairá.
______________________________

Boi Barroso

Eu mandei fazer um laço 
Do couro do jacaré 
Pra laçar meu boi barroso 
No cavalo pangaré 

Eu mandei fazer um laço 
Do couro da jacutinga 
Pra laçar meu boi barroso 
Lá no alto da restinga 

Adeus priminha que eu vou-me embora 
Não sou daqui, eu sou lá de fora 
Meu boi barroso, meu boi pitanga 
O teu lugar, ai, é lá na canga 

Meu cavalo malacara 
Tem andar de saracura 
Não tropeça e nem se espanta 
Viajando em noite escura 

Hoje é dia de rodeio 
De churrasco e chimarrão 
Venham ver a gauchada 
Reunida no galpão 
Adeus priminha... 

Eu mandei fazer um laço 
Do couro do jacaré 
Pra laçar meu boi barroso 
No cavalo pangaré 

Eu mandei fazer um laço 
Do couro da jacutinga 
Pra laçar meu boi barroso 
Lá no alto da restinga 

Eu mandei fazer um laço 
do couro da capivara 
Pra laçar meu boi barroso 
No cavalo malacara 

Eu mandei fazer um laço 
Do couro do graxaim 
Pra laçar meu boi barroso 
Mas só lacei o capim 
Adeus priminha... 

Nenhum comentário:

"BABY BOOMER", COM ORGULHO!

  ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Sim, ...