A POLÍTICA DAS MANADAS


José Ingenieros no seu livro "O Homem Medíocre", no capítulo VII, em que fala da Mediocridade, relata:



"...
Quando as misérias morais assolam um país, a culpa é de todos os que, por falta de cultura e de ideal, não souberam amá-lo como pátria: de todos os que viveram nela, sem trabalhar para ela.
...]
A degeneração dos sistema parlamentar é, em nossa época a causa profunda dessa contaminação.
...
Antes, presumia-se que, para governar, se requeria certa ciência e a arte a aplicar.
...
A política se degrada, , converte-se em profissão. Nos povos sem ideais, os espíritos subalternos medram em torpes intrigas de antecâmara. Na maré baixa, aparece o desprezível e se engenham os traficantes. Toda excelência desaparece eclipsada pela domesticidade. Instaura-se uma moral hostil à firmeza e propícia à relaxação. O governo passa às mãos de gentalha que abocanha o orçamento.
...
Os palacianos se encontram com os malandrins. O funâmbulos e os saltimbancos progridem. Onde todos lucram, ninguém pensa: ninguém sonha onde todos tragam. O que antes era signo de infâmia ou covardia, torna-se título de astúcia; o que outrora matava, agora vivifica, como se houvesse uma aclimatação ao ridículo; as sombras envilecidas se levantam e parecem homens; a improbidade se pavoneia e se ostenta, ao invés de ter vergonha e pudor. O que nas pátrias se cobria de opróbrio, nos países cobre-se de honrarias.
As jornadas eleitorais se convertem em grosseiras negociatas de mercenários, ou em pugilatos de aventureiros. A sua justificação está a cargo de inocentes eleitores que vão à paródia como a uma festa.
..."

Meu comentário:
Ingenieros escreveu sobre a Moral, na primeira metade do século passado. Este texto, extraído do seu livro mencionado e tão atual que parece ter sido escrito para o momento que vivenciamos.

Nenhum comentário:

"COMPLEXO INDUSTRIAL DA CENSURA"

  ________________________________________________________________________________________________________________ " Como foi que o “Co...