Este é o texto inicial com o qual demonstro o rumo que pretendo para o blog. A questão humana, e o humanismo relativo, deverão ser a característica das postagens e, espero, dos comentários encaminhados pelos leitores. Ocorrerão análises situacionais das mais variadas, sempre contextualizadas no momento social, político e econômico em que vivemos. Os perfis espiritual e esotérico, eventualmente necessários para as discussões, serão valorizados e correlacionados a cada caso.
Aspectos sobre a vida e acerca dos fundamentos humanísticos. Ênfase à explanação e à discussão das ideias, na busca do conhecimento. Relevo ao humanismo, base necessária para nossa época.
A CONDIÇÃO HUMANA
"Todos, ao nascer, recebem, como herança da espécie, os elementos para adquirir uma personalidade específica, insuficiente para adaptá-los à mentalidade social.
O homem inferior é um animal humano e em sua mentalidade predominam as tendências instintivas condensadas pela herança. Sua inaptidão para a imitação o impede de se conformar com o meio social em que vive. Sua personalidade não se desenvolve até o nível corrente, vivendo por baixo da moral ou da cultura dominante e, em muitos casos, fora da legalidade. Esta insuficiente adaptação, determina a sua incapacidade de pensar como os outros e compartilhar rotinas comuns.
O homem medíocre é uma sombra projetada pela sociedade. É, por essência, imitativo, e está perfeitamente adaptado para viver em rebanho, refletindo rotinas, preconceitos e dogmatismos, reconhecidamente úteis para a domesticidade. Assim, como o inferior herda a "alma da espécie", o medíocre adquire a "alma da sociedade". Seu característico é imitar a todos quantos o rodeiam, pensar com a cabeça alheia e ser incapaz de formar ideia própria.
O homem superior é um acidente proveitoso para a evolução humana. É original e imaginativo, desadaptando-se do meio social, na medida da sua própria variação. Esta se sobrepõe aos atributos hereditários da "alma da espécie" e as aquisições imitativas da "alma da sociedade", constituindo as arestas singulares da "alma individual", que o distinguem dentro da sociedade. É precursor de novas formas de perfeição, pensa melhor do que o meio em que vive e pode sobrepor ideais seus às rotinas dos demais."
José Ingenieros em "O Homem Medíocre"
Meu Comentário
"COMPLEXO INDUSTRIAL DA CENSURA"
________________________________________________________________________________________________________________ " Como foi que o “Co...
-
A nossa vida é plena de fatos ininteligíveis, quando pensamos gentil e ingenuamente sobre eles. Mas, como devemos, sempre, saber sobre a e...
-
Quando falamos de Democracia, sempre inflectimos nosso pensamento para a liberdade total, o campo onde ocorrem os debates e as boas ideias...
-
O texto abaixo foi extraído do saite da SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS ESPÍRITAS, www.sbee.org.br , e por pensá-lo adequado ao momento, l...
2 comentários:
Devemos, sim, manter preocupação constante com o nosso aperfeiçoamento individual, para conseguir elevar o nível da comunidade em que vivemos.
A sociedade impõe seus padrões de perfeição para o momento, e o homem em busca de sua visualidade social, acaba seguindo esses padrões, debilitando assim a evolução humana. A reflexão sobre “imposição social versus bem estar pessoal” acredito eu, deverá fazer parte da evolução da humanidade.
Tentarei contribuir, se vejo que tenho competência.
Me atraiu muito o tema proposto para DIÁLOGO TRIVIUM, meus parabéns!!!!
Um grande abraço.
Fernando Canesso
Postar um comentário