Se você puder correr uma longa distância, essa é uma meditação perfeita. Correr em ritmo lento, correr apressadamente, nadar - qualquer coisa em que você possa ficar totalmente envolvido -, é muito bom.
Somente a atividade permanece, você não, porque o ego não pode funcionar. Quando você estiver correndo, existe realmente somente o correr, e não aquele que corre. E meditação é isso.
Se houver somente a dança, e não o dançarino, isso é meditação. Se você estiver pintando e houver somente a pintura e não o pintor, isso é meditação. Torna-se meditação qualquer atividade que seja total e na qual não haja divisão entre aquele que faz e o que é feito.
Osho, em "Osho Todos os Dias".
Um comentário:
Trago reportagem obtida do jornal Zero Hora, de 12/09/2011, relativa ao assunto:
"Corrida traz benefícios para o corpo e para o cérebro
Estudos mostram que o exercício também melhora a memória e as funções cognitivas
Além de proporcionar benefícios para a saúde, fortalecendo a respiração, o coração e a circulação, reduzindo a perda óssea e tonificando os músculos, a corrida melhora o raciocínio lógico. De acordo com o treinador e especialista em fisiologia, Diogo Andrade, o exercício ultrapassa as expectativas das questões voltadas ao corpo.
— Muitas pessoas que ingressam na corrida com objetivos de aumentar a performance física, se surpreendem com os resultados alcançados também na vida intelectual. Durante a prática esportiva, é comum o registro de surgimento de grandes ideias — exemplifica.
Além do cérebro liberar endorfina e substâncias capazes de gerar bem-estar, um estudo realizado na Universidade de Illinois, nos EUA, aponta a modalidade como a responsável por produzir um aumento de 5% no condicionamento cardiorrespiratório, o que resulta na melhoria de até 15% nas avaliações intelectuais. Além disso, outras pesquisas já mostraram que a corrida pode melhorar a memória e as funções cognitivas."
Postar um comentário