ASSUNTOS DA HISTÓRIA

É-nos possível visualizar como ocorreu a evolução geopolítica da Europa no último milênio, acessando o endereço abaixo. Dentre muitas constatações, percebe-se que territórios de algumas Nações permaneceram praticamente únicos; outras Nações mantiveram poderio territorial e unidade em um determinado tempo, perdendo-o depois; outras, modificaram-se, unindo povos ou etnias, como a Itália e a Alemanha; e, finalmente, como ocorreram as modificações forçadas ocorridas no último século, em decorrência das I e II Guerras Mundiais e da formação do bloco comunista. 
Vale a pena ganhar três minutos de conhecimento. Se quiseres acompanhar essa evolução do século passado, de forma romanceada, recomendo os livros "OS PILARES DA TERRA", cuja história está circunscrita no início dos anos 1100, além de  "QUEDA DE GIGANTES" e "INVERNO DO MUNDO", estas duas ambientadas nos anos 1900, tendo como foco as duas grandes guerras mundiais e as inter-relações sociais da época.
Há, ainda,  o livro "PÓS-GUERRA, Uma História da Europa desde 1945", de Tony Judt, escritor inglês morto há dois anos, com detalhes sociais, políticos, geográficos e econômicos que nos fogem do conhecimento quando lemos sobre o período de forma abrangente.
Boas leituras!
 


http://youtu.be/Q_94OIkJMrM

Nenhum comentário:

O CONTEXTO DO TEMPO E NÓS

O tempo, ah, o tempo! Nada somos no contexto do tempo e nada deixaremos a não ser lembranças, também estas, morredouras. ___________________...